fbpx

Saiba a importância de não zerar nenhuma matéria

Por Alan Martins de Souza 15 out 2019 - 4 min de leitura

Será que você já pensou a respeito da importância de não zerar nenhuma matéria em uma prova? Como o avaro diz: qualquer centavo conta! E é assim que você deve pensar: todo acerto soma pontos! Continue lendo, já vou te explicar esse raciocínio.

 

Os preciosos pontinhos

 

Será que você já pensou a respeito da importância de não zerar nenhuma matéria em uma prova?

https://gph.is/XJClVu

 

Muitas provas apresentam questões sobre diversos assuntos. O Enem, por exemplo, possui questões que abrangem todo o conteúdo do Ensino Médio. Já alguns concursos, além da Língua Portuguesa, pedem Matemática, Legislação e Conhecimentos Específicos.

A nota final de um vestibular ou concurso é a soma de todas as questões objetivas. E há casos onde determinado conteúdo possui um peso maior. Ou seja, algumas questões erradas podem pesar pouco, já outras, muito! Sem falar quando a prova tem redação!

Mas não é por isso que você vai negligenciar os pontos menos valiosos. Lembre-se: no fim das contas, um pontinho faz falta. Igual campeonato de futebol, onde um vacilo pode custar a taça de campeão!

 

Faça os cálculos

 

https://gph.is/2mN01Ll

 

Os editais de vestibulares e concursos públicos deixam bem claro o peso das matérias. Facilmente você encontra a informação sobre como a nota é calculada. Pronto, você acabou de conhecer a importância de ler o edital!

Pode parecer bobeira, mas é muito sério! Vamos supor que as questões de Conhecimentos Específicos possuem um peso muito maior. Além delas, sua prova também tem questões de Língua Portuguesa. Vale mais a pena você focar seus estudos em Conhecimentos Específicos. Afinal, se você gabaritar essas questões, muitos pontos serão somados!

Entretanto, vai ser importante se esforçar em Língua Portuguesa também. E se outra pessoa também gabaritar as especificidades? A diferença será descontada nas demais questões. Acho que a importância de não zerar nenhuma matéria está ficando bem clara agora!

 

O zero fatal

 

https://gph.is/1UTnqAa

 

Para o senso comum, o zero é algo sem valor. Todavia, esse “nada” pode custar bem caro!

Zerar uma matéria é uma grande tragédia, sem dúvidas. Porém, já pensou zerar uma redação? Isso pode significar o fim da linha! Há casos onde zerar a redação significa a eliminação do candidato. Será que existe tragédia maior?

Sendo assim, não pense que uma zerada é inofensiva. Dependendo de onde você zerar sua pontuação, seus sonhos podem ir por água abaixo.

Tenha muito cuidado com esse zero fatal, pois ele é cruel! Além de prejudicar sua pontuação final, também há o risco de eliminação imediata. Aí é só pegar o banquinho e sair de mansinho. Adeus!

 

Como não zerar uma matéria?

 

https://gph.is/1Kjf4zJ

 

Resposta óbvia: estudando.

Dizer isso é muito fácil, e minha intenção não é escrever um texto raso! Com toda certeza, estudar é o mais importante. Porém, na hora da prova, você pode fazer uso de algumas estratégias. Como diria o professor Luxa: eu sou estrategista!

– A prova é aplicada dentro de um limite de tempo. A estratégia aqui é utilizar o tempo a seu favor. Tente não perder muito tempo em uma questão difícil. Passe para a próxima, responda aquelas que você sabe. Isso economiza tempo, para que depois você possa responder as mais difíceis com calma.

– Ainda falando sobre tempo. Não fique com pressa, querendo terminar a prova logo. Seu objetivo é a aprovação. Sendo assim, utilize todo o tempo disponível. Se ainda restar alguns minutos, aproveite para revisar. Talvez uma dúvida seja sanada por um insight. O tempo é seu aliado!

Nunca desista. Eu sei como não é nada fácil gabaritar. Sempre vai aparecer uma questão que dará dor de cabeça. Para não zerar, não deixe questões em branco. Mesmo sem saber a alternativa correta, responda. Às vezes seu pé está calibrado, e o chute acabe saindo certeiro. Jamais deixe algo em branco em uma prova. Como dizia Raul: “não diga que a vitória está perdida”.

– Quando se tratar de uma redação, escreva! E escreva mais que o mínimo de linhas. É possível que a inspiração desapareça, tornando a escrita penosa. Mesmo assim, não deixe a redação em branco. Tente elaborar um texto, nem que seja só para “enrolar”. Uma nota pequena vale mais que um zero e uma eliminação.

 

Seja um estrategista. Utilize essas estratégias quando estiver fazendo uma prova. Tente se lembrar deste texto, tenho certeza que isso te ajudará! Não dê bobeira, seja esperto. Tente somar a maior quantidade de pontos que você conseguir!

 

Venha se preparar!

 

http://gph.is/2IteGmC

 

Agora que você já sabe qual é a importância de não zerar nenhuma matéria, é hora de se preparar. Quando disse que estudar era o mais importante, eu não estava brincando!

Não há como alcançar a vitória sem uma preparação. É por isso que atletas treinam, e é por isso que o concurseiro deve estudar!

Um bom preparo começa com um bom material. E esse tipo de material você encontra na Maxi Educa! Nossa equipe trabalha com dedicação e empenho, para que nossos clientes atinjam seus objetivos. Em nosso site, você encontra apostilas, cursos online e videoaulas. São materiais elaborados de acordo com cada edital, sob medida!

Está se preparando para um concurso público ou vestibular? Então venha com a gente! CLIQUE AQUI e conheça nossos materiais!

Abraço e até a próxima!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais