fbpx

Conheça a importância de escolher um curso superior!

Por Alan Martins de Souza 01 out 2019 - 5 min de leitura

E aí, jovem sonhador que está pretendendo ingressar na universidade! Tenho uma perguntinha para te fazer: você sabe qual é a importância de conhecer o curso escolhido?
Eis uma pergunta que causa calafrios! Escolher um curso superior não é nada fácil. Logo após o fim do Ensino Médio, nossa mente fica trabalhando freneticamente. São vários planos, sonhos, desejos e dúvidas.

Sei como esse momento é extremamente complexo, e é por isso que este texto foi escrito. Quero ajudar você que está vivenciando esse momento tão decisivo. Vamos refletir um pouquinho? Tenho certeza que, ao final da leitura, sua cabeça estará mais fria!

 

E aí, jovem sonhador que está pretendendo ingressar na universidade! Tenho uma perguntinha para te fazer: você sabe qual é a importância de conhecer o curso escolhido?

 

A adolescência é um período muito complexo, uma explosão de hormônios. Muita gente acha que já é adulta lá pelo final dessa fase. Entretanto, isso não é verdade. Ao menos, não de um ponto de vista biológico.
O cérebro, nesse período, ainda está em processo de “maturação”. Muita coisa ainda está sendo consolidada, algo que só termina lá pela primeira metade da casa dos vinte anos.
Por isso conhecer bem o curso escolhido se torna ainda mais importante. Nessa fase da vida há muita pressão, muitas ambições, o que pode levar a escolhas ruins. Então vale a pena parar para pensar, para não acabar sendo levado pelas emoções.

Uma outra situação que pode acontecer é a pressão familiar. Há pais que “forçam” seus filhos a escolherem determinados cursos. Eles pensam que existe um tipo de “tradição familiar” que precisa ser seguida. Todavia, como fica a escolha dos filhos? Será que eles vão gostar? É isso o que eles querem para si?
Assim como a pressão familiar, também existe a pressão dos amigos. Você vê seu melhor amigo, com plena certeza do curso que deseja cursar. Pela amizade (e por uma indecisão), você acaba cursando o mesmo curso que esse amigo. Olha aí outro erro grave!
Não é preciso enxergar essa escolha como decisiva para sua vida. Sim, se trata de uma escolha muito importante. A escolha do curso superior pode moldar seu caminho profissional, mas não se trata do único caminho!

Mesmo se, no meio do curso, você ver que aquilo não é para você, tem como mudar. Dá para fechar a matrícula, pensar mais, e depois escolher outro curso. Porém, isso demanda tempo, que você estará desperdiçando.
O que estou dizendo é: sempre há uma escolha, mas fazer a escolha certa é muito melhor. Nem que isso leve certo tempo. Você não precisa começar um curso superior logo após terminar o Ensino Médio. Muitas vezes o adolescente nem sabe o que quer para seu futuro. Uma escolha numa situação do tipo poderia dar muito ruim!
Além de conhecer bem o curso escolhido, é importante destacar a importância do autoconhecimento. Antes de conhecer o curso, é preciso se conhecer. Conhecer seus gostos, seus desejos, suas ambições. Por exemplo: você sonha em passar em um concurso público. Há aqueles cursos que chovem vagas, entretanto, há aqueles que raramente abrem vagas. Em tal caso, qual seria a melhor escolha? Com certeza um curso superior que possua muitas vagas em concursos, como o Direito.

Os cursos superiores seguem uma grade, há as matérias que devem ser cursadas. Você também deve analisá-las. Tem gente que diz: odeio matemática, por isso vou cursar algo que não tenha matemática. Me citando como exemplo: em meu curso de Psicologia, tive uma matéria de estatística!
Não é preciso abrir mão do curso só porque uma das matérias não é do seu gosto. Se for o curso que você sempre quis, matricule-se! Não deixe seus sonhos de lado apenas por um pequeno empecilho. Tenho um recado para você: a vida adulta é cheia de empecilhos, pequenos e grandes!
Antes de qualquer escolha, estude! Pesquise a respeito de cursos, de grades curriculares, sobre as universidades. Procure saber também sobre o mercado de trabalho. Não adianta nada cursar uma faculdade se não há demanda para tal profissional.
Também vale a pena conhecer sua realidade. Tem como eu viver em outra cidade? Aliás, eu gostaria de viver sozinho em outra cidade? Ou ainda: eu gostaria de morar longe de minha família para trabalhar? Será que eu preciso de uma bolsa?

Se eu continuar a levantar questionamentos desse tipo, esse texto não ficaria pronto nunca! Falar sobre a importância de conhecer o curso escolhido é um tema amplo. Como eu disso, é preciso paciência, autoconhecimento e muita pesquisa.
Quando você está preparado, nenhum empecilho é capaz de te deter. Nada melhor do que conhecer suas próprias ambições e também as características do curso escolhido. Unindo esses dois fatores, é bem difícil algo dar errado!
Busque conhecimento, não tenha pressa, tire um ano para se conhecer melhor. Não saia dando tiro no escuro, um erro pode custar caro (financeiramente também). Compreenda que o fim do Ensino Médio é um período turbulento. Não deixe essa turbulência te atrapalhar!

Não faça tempestade em copo d’água. Trata-se, sim, de uma escolha bastante importante. Porém, não é uma escolha tão dual assim. Escolha 1: o mundo acaba; Escolha 2: o paraíso. Nada disso, a vida não é assim. Pensar dessa forma só atrapalha!

 

 

Fique tranquilo, relaxe. Se você já escolheu seu curso superior, tenho uma outra dica! A vida de vestibulando é difícil, entretanto, somente para aqueles que não estão preparados.
Para se preparar bem, é preciso um material de qualidade para estudar. A Maxi Educa possui apostilas e cursos online voltados para vestibulares. Você conhece a importância de escolher um bom material? Claro que sim! Por isso, CLIQUE AQUI e conheça nossos materiais para vestibulares! Seja aprovado!

Obrigado pela leitura. Abraço, e até a próxima!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Valéria Neves 10 out 2019

    Gostaria de uma orientação. Amei o texto , parabéns! Estou cursando pedagogia, mas gosto muito da área de trânsito, qual especialização seria mais indicada para que eu faça? Gostaria de trabalhar muito na área do trânsito.

  • Maxi Educa 11 out 2019

    Olá Valéria. Tudo bem? Gostaríamos de esclarecer que nossos blogs possuem conteúdo meramente informativo e a escolha de uma especialização é muito pessoal. Como você gosta muito da área de trânsito, vamos te indicar mais dois de nossos blogs: https://blog.maxieduca.com.br/questoes-comentadas-detran/ e https://blog.maxieduca.com.br/detran-sp-concurso-2/ Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais