fbpx

Saia do marasmo e descubra porque a RIDE-DF é a grande contribuidora do cenário econômico brasileiro.

Por Paula Bidoia 07 nov 2021 - 3 min de leitura

A RIDE-DF é composta por vários municípios, quais sejam: Distrito Federal, pelos Municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cabeceiras, Cavalcante, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Flores de Goiás, Formosa, Goianésia, Luziânia, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, São João d’Aliança, Simolândia, Valparaíso de Goiás, Vila Boa e Vila Propício, no Estado de Goiás, e de Arinos, Buritis, Cabeceira Grande e Unaí, no Estado de Minas Gerais.  

Sua contribuição econômica contempla as seguintes áreas:

– infraestrutura;

– geração de empregos e capacitação profissional;

– saneamento básico, em especial o abastecimento de água, a coleta e o tratamento de esgoto e o serviço de limpeza pública;

– uso, parcelamento e ocupação do solo;

– transportes e sistema viário;

– proteção ao meio ambiente e controle da poluição ambiental;

– aproveitamento de recursos hídricos e minerais;

– saúde e assistência social;

– educação e cultura;

– produção agropecuária e abastecimento alimentar;

– habitação popular;

– serviços de telecomunicação;

– turismo; e

– segurança pública.

Legislação correspondente

https://giphy.com/gifs/law-nCljdEQIUCWGs

A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF) é uma região integrada de desenvolvimento econômico, criada pela Lei Complementar n.º 94, de 19 de fevereiro de 1998, e regulamentada pelo Decreto n.º 7.469, de 04 de maio de 2011, para efeitos de articulação da ação administrativa da União, dos Estados de Goiás, Minas Gerais e do Distrito Federal.

Pontos positivos e negativos da RIDE-DF

https://giphy.com/gifs/watchmixer-streaming-positivity-soundboard-iGowJfpQRSqhfXhHUY

O ponto positivo com a criação da RIDE-DF focava-se na integração entre os municípios pertencentes ao estado de Goiás, Minas Gerais, além do Distrito Federal para que as desigualdades chegassem ao final, levando a isonomia entre esses estados.

Contudo, essa teoria não condiz com a realidade quando notamos o aspecto de distanciamento geográfico dentre os municípios e o Distrito Federal.

O DF é a principal beneficiadora das ações implementadas na RIDE. Alguns dos municípios englobados pela rede possuem uma relação de metropolização com Brasília, pois são mais próximos dela, como Planaltina e Formosa, ambos em Goiás.

Os municípios mais próximos atraem mais recursos para suas políticas públicas, enquanto que os mais  distantes geograficamente de Brasília apresentam baixo nível de desenvolvimento.

Como se tornar uma RIDE-DF

Os Municípios constituídos a partir de desmembramento de território de Município passarão a compor, automaticamente, a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno.

E agora, que tal resolvermos uma questão sobre esse tema?

(SLU/DF – Conhecimentos Básicos – CESPE-CEBRASPE/2019) Com relação à Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (RIDE-DF), julgue o próximo item.

A organização territorial tanto de Brasília quanto da RIDE-DF reflete desigualdades socioespaciais características da urbanização brasileira. As diferenças ocupacionais e de renda entre as diversas regiões administrativas do DF e os municípios goianos e mineiros intensificam uma expansão urbana dispersa e desigual.

(   ) Certo

(   ) Errado

Primeiro responda e depois confira a resposta ao final da página

Espero ter contribuído com os seus estudos

Ah, aproveite para deixar seu comentário e sugestão para o próximo post.

Resposta: Certo

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais