fbpx

Fique Ligado, Concursos da Semana!

Por Maxi Educa 26 fev 2016 - 8 min de leitura

Material posts

Fique Ligado, Concursos da Semana!
Nesse Domingo dia 28 de Fevereiro de 2016 será realizada a prova do seguinte concurso:

Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco – TRE/PE

Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região – Rondônia e Acre (TRT-14)

Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul-SP

Nossos professores analisaram as provas anteriores deste concurso e separaram algumas dicas sobre o conteúdo principal exigido nesta prova, se vai prestar este concurso neste fim de semana não deixe de ler o conteúdo abaixo.

Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco – TRE/PE

Dica: Tutora Ayeda Sanches

Olá, concurseiro!

 Nosso assunto hoje é sobre Língua Inglesa para o concurso do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco – TRE/PE. O que é mais importante, além dos tópicos gramaticais essenciais da Língua, é a Compreensão e Interpretação de textos. Para isso, segue a dica das Estratégias de leitura, muito utilizadas no chamado Inglês Instrumental, e que ajudam bastante na hora de resolver as questões quando não temos aquele tempo de sobra para resolver as questões. Atente-se para as estratégias e procure aplica-las já nos estudos preparatórios, para que você esteja pronto para o sucesso! Bons estudos, e boa sorte!

Estratégias de leitura

Algumas estratégias de leitura são consideradas básicas no Inglês Instrumental, a saber:

 

– Skimming: trata-se de uma estratégia onde o leitor vai buscar a idéia geral do texto através de uma leitura rápida, sem apegar-se a idéias mínimas ou específicas, para dizer sobre o que o texto trata.

– Scanning: através do scanning, o leitor busca idéias específicas no texto. Isso ocorre pela leitura do texto à procura de um detalhe específico. Praticamos o scanning diariamente para encontrarmos um número na lista telefônica, selecionar um e-mail para ler, etc.

– Cognatos: são palavras idênticas ou parecidas entre duas línguas e que possuem o mesmo significado, como a palavra “vírus” é escrita igualmente em português e inglês, a única diferença é que em português a palavra recebe acentuação. Porém, é preciso atentar para os chamados falsos cognatos, ou seja, palavras que são escritas igual ou parecidas, mas com o significado diferente, como “evaluation”, que pode ser confundida com “evolução” onde na verdade, significa “avaliação”.

– Inferência contextual: o leitor lança mão da inferência, ou seja, ele tenta adivinhar ou sugerir o assunto tratado pelo texto, e durante a leitura ele pode confirmar ou descartar suas hipóteses.   

 – Reconhecimento de gêneros textuais: são tipo de textos que se caracterizam por organização, estrutura gramatical, vocabulário específico e contexto social em que ocorrem. Dependendo das marcas textuais, podemos distinguir uma poesia de uma receita culinária, por exemplo.

 – Informação não-verbal: é toda informação dada através de figuras, gráficos, tabelas, mapas, etc. A informação não-verbal deve ser considerada como parte da informação ou idéia que o texto deseja transmitir.

 – Palavras-chave: são fundamentais para a compreensão do texto, pois se trata de palavras relacionadas à área e ao assunto abordado pelo texto. São de fácil compreensão, pois, geralmente, aparecem repetidamente no texto e é possível obter sua idéia através do contexto.

– Grupos nominais: formados por um núcleo (substantivo) e um ou mais modificadores (adjetivos ou substantivos). Na língua inglesa o modificador aparece antes do núcleo, diferente da língua portuguesa.

 – Afixos: são prefixos e/ou sufixos adicionados a uma raiz, que modifica o significado da palavra. Assim, conhecendo o significado de cada afixo pode-se compreender mais facilmente uma palavra composta por um prefixo ou sufixo.

 – Conhecimento prévio: para compreender um texto, o leitor depende do conhecimento que ele já tem e está armazenado em sua memória. É a partir desse conhecimento que o leitor terá o entendimento do assunto tratado no texto e assimilará novas informações. Trata-se de um recurso essencial para o leitor formular hipóteses e inferências a respeito do significado do texto.

Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região – Rondônia e Acre (TRT-14)

Dica: Roberta do Amorim Hassib

Um tópico muito comum em concursos que tem como matéria Raciocínio Lógico é: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações.

Esses são problemas aos quais prestam informações de diferentes tipos, relacionado a pessoas, coisas, objetos fictícios. O objetivo é descobrir o correlacionamento ou associação lógica entre os dados dessas informações, ou seja, a relação que existe entre eles.

Vejamos um exemplo:

Arnaldo, Bernardo e Cláudio praticam atletismo, natação e esgrima, não necessariamente nessa ordem. Um deles é paraibano, outro é torcedor do Flamengo, e o outro é cantor lírico. Sabe-se, no entanto, que Cláudio não é torcedor do Flamengo e que Arnaldo é paraibano. Sabe-se também que Bernardo pratica natação e que o cantor pratica atletismo. Logo, é necessariamente verdade que

(A) o paraibano pratica esgrima.

(B) Bernardo é cantor lírico.

(C) Arnaldo é torcedor do Flamengo.

(D) o cantor lírico pratica natação.

(E) Cláudio não é cantor lírico.

Para resolvermos vamos montar uma tabela para que possamos visualizar melhor, colocaremos um passo a passo para que você possa entender e compreender a montagem e como chegamos ao resultado de um modo em geral:

  Atletismo Natação Esgrima Paraibano Flamengo Cantor lírico
Arnaldo            
Bernardo            
Cláudio            

A cada nome será atribuído um esporte e uma característica: paraibano, torcedor do flamengo ou cantor lírico.

Pelo enunciado da questão temos:

 

– Cláudio não é torcedor do Flamengo; então ele é Paraibano ou Cantor lírico e também Arnaldo ou Bernardo podem ser torcedores do Flamengo.

  Atletismo Natação Esgrima Paraibano Flamengo Cantor lírico
Arnaldo            
Bernardo            
Cláudio        

F

 

 

Arnaldo é paraibano, logo os demais não o são, e ele também não é torcedor do Flamengo e cantor lírico. Ficou claro aqui que Cláudio é cantor lírico, e Bernardo torcedor do Flamengo.

  Atletismo Natação Esgrima Paraibano Flamengo Cantor lírico
Arnaldo      

V

F

F

Bernardo      

F

V

F

Cláudio      

F

F

V

Bernardo pratica natação, logo ele não pratica Atletismo ou Esgrima.

  Atletismo Natação Esgrima Paraibano Flamengo Cantor lírico

Arnaldo

 

F

  V F F
Bernardo F V F F V F
Cláudio   F   F F

V

– Aqui sabemos que o cantor pratica atletismo. Como já vimos, Cláudio é que é o cantor lírico, logo Arnaldo pratica esgrima.

  Atletismo Natação Esgrima Paraibano Flamengo Cantor lírico

Arnaldo

F F V V F F

Bernardo

F V F F V

F

Cláudio V F F F F

V

Então através da análise feita acima, temos:

– Arnaldo pratica Esgrima e é Paraibano

– Bernardo pratica Natação e é torcedor do Flamengo

– Claudio pratica atletismo e é cantor lírico.

De acordo com os itens da questão:

  1. A) o paraibano pratica esgrima. V
  2. B) Bernardo é cantor lírico. F
  3. C) Arnaldo é torcedor do Flamengo. F
  4. D) o cantor lírico pratica natação. F, esta já seria eliminada apenas pela leitura do enunciado.
  5. E) Cláudio NÃO é cantor lírico. F, fique atento ao não.

Resposta: A

Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul-SP

Dica: Tutor Vagner Henrique Ferraz

Está chegando o grande momento!

A prova que será realizada no domingo irá cobrar algumas questões de conhecimentos sobre o município de São Caetano do Sul, e também de atualidades publicadas no ano de 2015. Que tal fazermos uma pequena revisão do que você já estudou?

São Caetano do Sul emancipou-se do município de Santo André em 1948, após o governador Adhemar de Barros sancionar a lei nº 233, em 24 de dezembro do mesmo ano. Com uma população de aproximadamente 150 mil habitantes, segundo o censo de 2010 realizado pelo IBGE, São Caetano possui IDH de 0,862.  Atualmente o município possui os seguintes limites:

Norte – São Paulo

Sul – Santo André e São Bernardo

Leste – Santo André

Oeste – São Paulo e São Bernardo do Campo

No campo das atualidades, vale a pena relembrar os principais acontecimentos do ano de 2015, como os dois atentados praticados por extremistas islâmicos na França, em janeiro e novembro.

A corrida eleitoral nos Estados Unidos também está dando o que falar. O sistema eleitoral do país determina que existam pré-eleições para definir os candidatos de cada um dos dois partidos tradicionais. Para o Partido Republicano a figura mais cotada é o empresário e apresentador de TV Donald Trump. No Partido Democrata, os dois candidatos com mais chances de representar o partido, caso eleitos, também podem representar uma grande mudança na história política norte-americana: Hillary Clinton, esposa do ex-presidente Bill Clinton, pode ser a primeira mulher a chefiar o país. Já Bernie Sanders, de 74 anos, pode ser o primeiro candidato de tendências declaradamente socialistas a ocupar a Casa Branca.

No Brasil, continua a Operação Lava-Jato, que investiga que investiga um esquema bilionário de desvio e lavagem de dinheiro envolvendo a Petrobras, chegando perto de grandes nomes do cenário político brasileiro, como o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, acusado de receber 5 milhões de dólares em propina para a construção de dois navios-sonda da empresa petrolífera.

Desejamos à você uma ótima prova, e que venha a aprovação!
Gostou das dicas? deixe sua opinião ela é muito importante para nós.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais