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Fique Ligado, Concurso da Semana!

Por Maxi Educa 11 set 2015 - 20 min de leitura

Concurso da semana 13-09

Nesse Domingo dia 12 de Setembro de 2015 serão realizadas as provas dos seguintes concursos:

• MEC – Ministério da Educação.
• Hospital Risoleta Tolentino Neves de Belo Horizonte/MG (HRTN/MG) – Nível Médio – Cargo: Técnico de Enfermagem.
• Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) – Cargo: Auxiliar em Administração.
• Tribunal Regional do Trabalho (TRT) – 4ª Região/RS – Cargo: Analista e Técnico.
• Prefeitura Municipal de Florianópolis/SC – Cargo: Auxiliar de Sala e Professor de Educação Infantil.
• Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto/SP – – Nível Médio – Cargo: Agente Administrativo.

Nossos professores analisaram as provas anteriores destes concursos e separaram algumas dicas sobre o conteúdo principal exigido em cada uma dessas provas, se vai prestar algum desses concursos neste fim de semana não deixe de ler o conteúdo abaixo. Confira:

MEC – Ministério da Educação:
Dica: Professora Greice Sarquis.

Olá,

A prova do Concurso do Ministério da Educação – MEC será realizada em breve. Portanto, vamos abordar um pouco o assunto relativo à matéria de Legislação e Ética na Administração Pública.
O edital exige para a prova o conhecimento das seguintes Leis:

– Leis n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990 – Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, artigos 116 a 182.
– Lei nº 8.429/1992 (dispõe sobre a improbidade administrativa).
– Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171/1994).
– IN MPOG nº 02/2008 e IN MPOG nº 06/2014.
– Lei nº 8.666/1993, Lei nº 10.520/2002, Decreto nº 5.450/2005 e o Decreto nº 7.892/2013 – registro de preços.

Para melhor desempenho na prova, o candidato deve se atentar ao texto da lei em si. Geralmente são exigidos em prova apenas a Lei seca, não sendo exigida posição doutrinária acerca do tema.
A Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990, é exigida no edital, porém o conteúdo diz respeito somente aos artigos 116 a 182. O candidato deve atentar-se ao Capítulo V referente as Penalidades e Capítulo III, que trata do Processo Disciplinar.
Já no que diz respeito à Lei 8.429/1992, é preciso dar maior ênfase no estudo nos Capítulos II, referente às Penas e Capítulo V, que trata do Processo Judicial.
No que tange ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171/1994), Seção II, Dos Principais Deveres do Servidor Público.
IN MPOG nº 02/2008 e IN MPOG nº 06/2014, é preciso atentar ao conteúdo concernente ao Acompanhamento e Fiscalização da Execução dos Contratos
A Lei nº 8.666/1993 por sua vez é absolutamente importante para que o candidato tenha melhor desempenho na prova, devendo o mesmo atentar-se ao Capítulo II que trata da Licitação, Capítulo II, referente aos Contratos e Capítulo IV, que trata das Sanções Administrativas e Tutela Judicial.

Lembre-se, caro candidato, para ter melhor desempenho na hora da prova, mantenha-se calmo, leia o conteúdo das questões com muita atenção, destacando as palavras chaves contidas no contexto, prestando sempre atenção nas questões que apresentem as palavras: exceto, somente, apenas, não, incorretas, corretas.

Hospital Risoleta Tolentino Neves de Belo Horizonte/MG (HRTN/MG):
Dica: Professora Patrícia Costa Machado.

Olá,
A prova para ingressar como técnico de enfermagem do Hospital Risoleta Tolentino Neves de BH está próxima.
Está preparado? Como estão os seus conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)?
Esperamos que tenha apreendido os conhecimentos trazidos pela Constituição Federal de 1988 que apresenta, na Seção Saúde, os artigos 196 à 200. Tenha em mente palavras-chave que te façam lembrar, por exemplo, das diretrizes do SUS, conforme a CF 1988, em seu artigo 198:
Art. 198: As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:
I – descentralização, com direção única em cada esfera de governo;
II – atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;
III – participação da comunidade.
Identificar e compreender o significado dos princípios doutrinários e organizativos do SUS também deverá fazer parte do conhecimento adquirido:
– Universalidade, Integralidade, Equidade e Participação da Comunidade ou Participação Popular – princípios doutrinários.
– Descentralização político-administrativa, Resolubilidade, Hierarquização e regionalização, Municipalização e Complementariedade do setor privado – princípios organizativos.
A Lei nº 8.080, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, traz em seus artigos conceitos e explicações importantes que estão presentes na maioria dos concursos públicos referentes aos cargos na área da Saúde. Nesta lei constam 55 artigos, porém podemos destacar os que mais aparecem nos concursos, como os seguintes:
Art. 3º Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais. (Redação dada pela Lei nº 12.864, de 2013)
Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):
I – a execução de ações:
a) de vigilância sanitária;
b) de vigilância epidemiológica;
c) de saúde do trabalhador; e
d) de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica;
Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:
I – universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;
II – integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
III – preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral;
IV – igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie;
V – direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde;
VI – divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário;
VII – utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática;
VIII – participação da comunidade;
IX – descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo:
a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios;
b) regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde; (…)
A Lei nº 8.142/1990, dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Esta lei destaca os conselhos e as conferências de saúde como controle social.
Além das legislações citadas acima, atente-se ao Pacto pela Saúde (2006) nas suas três dimensões: Pacto em Defesa do SUS, Pacto pela Vida e Pacto de Gestão.
Os conceitos relacionados à Saúde Pública e à Epidemiologia podem também estar presentes nas questões da prova. As ações da Vigilância Epidemiológica e as doenças de notificação compulsória precisam estar claras em sua mente. Os indicadores de saúde, representados pelos coeficientes de natalidade ou de mortalidade infantil, como exemplos, são considerados como medidas que contém informações importantes e relevantes sobre determinadas dimensões e atributos relacionados ao estado de saúde, bem como o da atuação e do desempenho do sistema de saúde.
Os sistemas de informação em saúde trazem informações para a gestão dos serviços, pois orienta a implantação, acompanhamento e avaliação dos modelos de atenção à saúde e das ações de prevenção e controle de doenças. O SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade), o SINASC (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos) e o SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) são os mais presentes nas provas de concursos públicos na área da Saúde.
Assim, candidato, acreditamos que, com a dedicação aos estudos e o seu empenho em memorizar o conteúdo solicitado no edital do concurso, disposto em nossas apostilas, obterá êxito nessa prova e atingirá o seu objetivo.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT):
Dica: Professora Karina Rabelo Vieira.

Olá,
Como diz a frase de Marcel Proust:
“A verdadeira viagem da descoberta consiste não em buscar novas paisagens, mas em ter olhos novos”

Ter novos olhos exige maturidade. Ler uma questão, interpretá-la, e julgar a alternativa correta, exige, não apenas conhecimento, mas um olhar atento e experiência. Sim, experiência! Experimente resolver várias provas, de vários concursos similares ao que você quer prestar.
A prova da UFMT realizada em 2014, pela UFT, para Assistente em Administração é similar ao cargo de Auxiliar em Administração. Similar, não é igual! Os editais são diferentes, mas resolver provas similares pode ajuda-los a aprofundar conhecimentos, e assim, aumentar suas chances!!! A referida prova apresentou um texto para introduzir as questões 27 a 31. Vamos ler o texto, e extrair informações importantes para responder as questões:
Um Assistente em Administração, integrante de uma comissão responsável para realizar estudos do funcionamento administrativo de uma Universidade Federal Brasileira, participou dos trabalhos para definição do que deve ser feito, ou seja, os resultados e intenções futuras a serem alcançados por essa instituição de ensino, e como deve ser feito, correspondendo aos recursos e ações necessários para alcance dos resultados.
Neste trabalho, o servidor percebeu que a universidade estava estruturada em um aspecto piramidal, em decorrência da centralização da autoridade no topo da organização – na reitoria – demonstrando claramente a unidade de comando e o escalonamento hierárquico. Constatou ainda que apresentava uma departamentalização constituída da agregação de tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da universidade.
Esse assistente, em seu setor de trabalho e quando não estava na comissão, era responsável pela análise de processos administrativos para concessão de bolsas de auxílio estudantil, que compreendia a conferência dos documentos presentes nos processos administrativos, e, ao listar todos os processos, verificou que uma bolsa era requerida por sua esposa, fato que exigiu um posicionamento do Assistente.
Na hora da prova, não temos muito tempo, então, destaque com a caneta, algumas partes importantes do texto. Observe:
Um Assistente em Administração, integrante de uma comissão responsável para realizar estudos do funcionamento administrativo de uma Universidade Federal Brasileira, participou dos trabalhos para definição do que deve ser feito, ou seja, os resultados e intenções futuras a serem alcançados por essa instituição de ensino, e como deve ser feito, correspondendo aos recursos e ações necessários para alcance dos resultados.
Neste trabalho, o servidor percebeu que a universidade estava estruturada em um aspecto piramidal, em decorrência da centralização da autoridade no topo da organização – na reitoria – demonstrando claramente a unidade de comando e o escalonamento hierárquico. Constatou ainda que apresentava uma departamentalização constituída da agregação de tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da universidade.
Esse assistente, em seu setor de trabalho e quando não estava na comissão, era responsável pela análise de processos administrativos para concessão de bolsas de auxílio estudantil, que compreendia a conferência dos documentos presentes nos processos administrativos, e, ao listar todos os processos, verificou que uma bolsa era requerida por sua esposa, fato que exigiu um posicionamento do Assistente.

Questão 27
Os trabalhos realizados pela comissão correspondem a qual função da administração?
(A) Organização
(B) Direção
(C) Planejamento
(D) Controle

Ao ler atentamente a questão, formule rapidamente uma outra questão na sua mente, com base no que lhe foi apresentado, por exemplo, qual função da administração é responsável por definir o que deve ser feito, resultados e intenções futuras?
Daí, você resgata o seu conhecimento previamente adquirido: o PLANEJAMENTO é responsável por definir objetivos e metas, traçar planos de ação, com o fim de obter resultados futuros (curto, médio e longo prazo).
Logo, essa construção de pensamento nos remete a alternativa (C) Planejamento.

Questão 28
A definição do que deve ser feito e como deve ser feito corresponde, respectivamente, a
(A) projetos e metas.
(B) tarefas e políticas.
(C) normas e propósitos.
(D) objetivos e planos.

O caminho que percorremos na questão anterior, nos dá base para escolhermos a alternativa (B) objetivos e planos ou ainda:

No ambiente organizacional “definir o que deve ser feito” corresponde a traçar objetivos, e “como deve ser feito”, elaborar planos de ação.

Questão 29
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o tipo de departamentalização da universidade.
(A) Funcional
(B) Por serviços
(C) Geográfica
(D) Por processos

O texto grifado em azul, descreve o tipo de departamentalização da universidade: agregação de tarefas de acordo com as funções. Por eliminação, poderíamos escolher a alternativa (A) Funcional.
Lembre-se, a Departamentalização por Funções ou Funcional consiste em dividir uma organização segundo as funções que nela existem: Presidência; Gerência; Coordenação; etc. Os departamentos ou seções são divididos por funções, e consequentemente por poder hierárquico.

Questão 30
Qual o tipo de estrutura organizacional da universidade?
(A) Linear
(B) Matricial
(C) Virtual
(D) Rede

Segundo o texto, a universidade estava estruturada em um aspecto piramidal, em decorrência da centralização da autoridade no topo da organização – na reitoria – demonstrando claramente a unidade de comando e o escalonamento hierárquico.

Qual estrutura o texto descreve?
A Estrutura Linear, Militar ou Tipo Linha, cujas características são:

-Chefia – fonte exclusiva de autoridade;
-As ordens seguem a via hierárquica;
-Cada empregado recebe ordens e se reporta exclusivamente com um chefe imediato a ele;
-As comunicações entre órgãos são efetuadas exclusivamente através das linhas no organograma;
-As decisões são centralizadas na cúpula da organização

Questão 31
De acordo com a Lei N.º 9.784/1999, ciente dos processos administrativos que deveria analisar, em qual situação o Assistente em Administração se enquadra?
(A) Obrigação
(B) Impedimento
(C) Permissão
(D) Dispensa

Apesar dessa questão, exigir conhecimento da Lei N.º 9.784/1999, pela lógica podemos eliminar as alternativas (A) e (C). Porque ao listar todos os processos e verificar que uma bolsa era requerida por sua esposa, o Assistente em Administração não tinha obrigação de conceder a bolsa, ou permitir a concessão. Pela lógica, podemos colocar que o Assistente em Administração está em uma situação de impedimento, e por isso deve pedir dispensa. Assim, a alternativa correta é a (B). Confira os artigos 18, 19 e 20 da referida lei:

Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:
I – tenha interesse direto ou indireto na matéria;
II – tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;
III – esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.
Art. 19. A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato à autoridade competente, abstendo-se de atuar.
Parágrafo único. A omissão do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares.
Art. 20. Pode ser arguida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

Tribunal Regional do Trabalho (TRT) – 4ª Região/RS:
Dica: Professora Angélica Calil.

Fique ligado! Alguns benefícios sociais mudaram. Dentre todos, os mais afetados são os trabalhadores que estão começando a se inserir no trabalho formal, como os jovens e os que acabaram de deixar a informalidade.
Como são a parcela da população que mais se associa aos empregos de curta duração, esses trabalhadores têm dificuldade em obter benefícios sociais, como o seguro-desemprego e o abono salarial.
Em 2015, aumentou o prazo mínimo de carência para que os trabalhadores com carteira assinada tenham acesso aos auxílios. Quanto ao seguro-desemprego, o prazo mínimo subiu para dezoito meses e o abono para seis meses.
Tais medidas foram anunciadas pelo governo alegando justificativa para conter abusos. Só em 2014, as despesas com o abono aumentaram quatro vezes e os gastos com o seguro-desemprego dobraram.
Em 16/06/15 foi sancionada a Medida Provisória 665, agora convertida na Lei 13.134/15, que altera as leis referentes ao seguro desemprego. As mudanças afetam basicamente àqueles que solicitam o seguro desemprego pela primeira e segunda vez. A partir da terceira solicitação, as regras permanecem praticamente as mesmas.
Então guarde bem: As modificações descritas na Lei 13.134/15, relacionadas ao seguro desemprego, entraram em vigor em 17/06/15, data da sua publicação.
Foram justificativas as mudanças da própria formalização do mercado de trabalho, em consequência do aumento de empregados que têm direito aos benefícios. Além disso, argumentou-se que, em menos de dez anos, o número de pessoas com carteira assinada dobrou, bem como, a quantidade de trabalhadores que recebem até dois salários mínimos, os quais possuem direito ao abono salarial.
O auxílio-doença agora só é concedido a partir de um mês de afastamento do trabalhador, e não com 15 dias como ocorria anteriormente. Nos casos de pensão por morte, a carência agora é de dois anos, a não ser por doença profissional e acidente de trabalho.
Também destacamos como atualidade em direito do trabalho a Lei Complementar 150/15 – Trabalho Doméstico: A nova lei do trabalho doméstico traz instabilidade aos empregados que terão que se voltar para o mercado das diaristas, sem qualquer direito trabalhista, dependendo de uma melhoria no cenário político-econômico do país.

Prefeitura Municipal de Florianópolis/SC – Cargo: Auxiliar de Sala e Professor de Educação Infantil:
Dica: Professora Roberta do Amorim Hassib.

As sequências lógicas ou séries lógicas possuem características que nos permitem identificar qual será o próximo elemento que faz parte dela. Ela pode ser constituída de símbolos, números ou figuras. É muito frequente vermos em concursos.

Para resolvermos, basta analisarmos o comportamento da sequência. Vejamos alguns exemplos:
 61,52, 63, 94, 46,…
Qual seria o próximo número dessa sequência?
E aí adivinhou?
Se você disse 18 parabéns…. mas se você não acertou, vai aí mais uma dica do comportamento da sequência:
61 = 16 (invertido) , tirando a raiz quadrada temos 4 ou 42 = 16
52 = 25 (invertido) , tirando a raiz quadrada temos 5 ou 52 = 25
63 = 36 (invertido) , tirando a raiz quadrada temos 6 ou 62 = 36
94 = 49 (invertido) , tirando a raiz quadrada temos 7 ou 72 = 49
46 = 64 (invertido) , tirando a raiz quadrada temos 8 ou 82 = 64

Observe que os números estão aumentando, logo o próximo da sequência é o 9  92 = 81  invertendo temos então 18.

Vejamos essa outra sequência:
 2, 10, 12, 16, 17, 18, 19, …
Observe que todos os números começam com a letra D, então o próximo número da sequência é 200.

Cada sequência é uma, observe cada elemento para resolver…

Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto/SP – Nível Médio – Cargo: Agente Administrativo:
Dica: Professora Ana Maria B. Quiqueto. 

Olá,

Para os interessados no concurso da Prefeitura Municipal de Florianópolis/SC – Auxiliar de Sala e Professor de Educação Infantil, alertamos que as provas se aproximam. Por esse motivo, elaboramos algumas dicas e informações que julgamos úteis para quem irá participar dessas áreas.

Vamos lá!

– Auxiliar de Sala

O cargo para auxiliar de sala vêm sendo muito requisitado nas instituições de educação infantil. Para o interessado que pretende pleitear essa vaga é necessário ficar em alerta, pois o concurso corresponde a dois tipos de provas, sendo objetivas e dissertativas.

A prova objetiva do concurso anterior (2013), elaborada pela mesmo órgão que procederá a elaboração atual versou sobre diversos conteúdos solicitados no edital de abertura do concurso. A parte de conhecimento específicos contou com 25 questões distribuídas entre assuntos sobre as Diretrizes Educacionais-pedagógicas; Lei de Diretrizes e Bases da Educação; a Função do Auxiliar de Sala; o trabalho realizado na rede Municipal; Organização trabalho pedagógico; Avaliação; Cuida e Educar; organização dos materiais, tempo e espaço; atribuições do professor de educação infantil.
Para estes conteúdos elencados – exceto atribuições do professor de educação infantil – foram praticamente duas questões para cada conteúdo, alternando em questões diretas (com enunciado simples e alternativas) ou questões de análise de textos. Em ambas formas, o método de resposta foi o de múltipla escolha – objetiva.
No entanto, para o conteúdo sobre as atribuições do professor de educação infantil, foi solicitado mais que duas questões. No todo, foram cinco questões que constavam da especificidade dos processos de desenvolvimento e aprendizagem, da relação com a instituição e familiares de crianças, estímulo ao desenvolvimento do falar, andar e demais processos de aprendizagem e também, sobre conduta ética e respeitosa com as crianças.
Conforme o exposto, consideramos viável o candidato estar atento aos conteúdos solicitados, e principalmente aos aspectos inerentes da profissão de educador infantil, pois conhecendo as atribuições e especificidades da profissão, não será difícil saber sobre outros conteúdos relacionados.

Para prova dissertativa, levando em consideração o último concurso, foram abordados somente dois assuntos: Educação e Específicos. Sobre Educação, formam duas questões que abordaram conhecimentos sobre Educação Ambiental e Direito à educação e à função social da escola pública na contemporaneidade. Em relação ao Específico, também com duas questões, não houve novidade, pois os conteúdos foram pertinentes ao cargo, como educar e cuidar e a contribuição do professor para o processo de desenvolvimento sadio no ambiente escolar.

Desse modo, salientamos que a novidade mesmo ficou por conta da educação ambiental, já que consta como conteúdo permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal, não deve ser difícil constar novamente nesta prova que se aproxima, talvez não seja requisitada na prova dissertativa, como anteriormente, mas junto com os testes de múltiplas escolhas. Vale estudar!

– Professor de Educação Infantil

Para o cargo de professor de educação infantil, assim como de auxiliar de sala, o concurso anterior consta de duas etapas: Objetiva e dissertativa.

A prova objetiva para esta função também versa sobre todos os conteúdos requisitados no edital de abertura. Portanto, tanto neste cargo como no cargo de auxiliar de sala, é necessário que candidato se atente para todos os conteúdos. A organizadora do concurso, durante a elaboração das provas procura abordar todos os conteúdos pertinentes ao cargo, descartando assim, a possibilidade de “foco” somente em alguns conteúdos específicos ou leis.
A prova dissertativa para professor de Educação Infantil também trouxe novidades – no concurso anterior – quanto ao conteúdo solicitado, foi constituída por quatro questões que abordaram práticas pedagógicas, planejamento escolar e pedagógico e o brincar no processo de desenvolvimento infantil.

Desejamos à você uma ótima prova, e que venha a aprovação!
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