fbpx

Faculdade ou concurso público: qual a melhor opção?

faculdade ou concurso público
Por Renan Costa da Silva 07 jun 2019 - 3 min de leitura

É comum surgir uma dúvida quando se pensa nos próximos passos profissionais: seria melhor fazer uma faculdade ou concurso público? Cada pessoa vai ter opiniões diferentes sobre isso, mas que tal responder essa pergunta de uma vez por todas?

Neste post, reunimos informações sobre as duas opções para ajudar você a decidir. Veja o que é mais adequado para o seu momento de vida e o que vai trazer melhores frutos no futuro. Vamos lá?

 

Vale a pena fazer uma faculdade?

 

A experiência da graduação é algo muito válido. Entre os benefícios, um dos principais é a oportunidade de escolher uma carreira e se aprofundar nela. Além disso, estar na faculdade amplia seus horizontes e sua rede de contatos, o que pode fazer muita diferença na vida profissional.

Para quem deseja prestar concurso público, o diploma gera a vantagem de abrir o leque de possibilidades. Afinal, geralmente cargos para nível superior pagam salários maiores e oferecem melhores condições de trabalho.

Entretanto, é importante saber que concluir uma graduação já não tem o mesmo peso de alguns anos atrás — quando era um grande diferencial na carreira. Hoje em dia, a faculdade se tornou, praticamente, um requisito para conseguir melhores cargos no mercado de trabalho. Assim, a conclusão do Ensino Superior não é garantia de sucesso na profissão.

 

Por que optar por passar em um concurso público primeiro?

 

A dúvida entre faculdade ou concurso público não precisa terminar com a exclusão de uma das opções. Em um cenário ideal, você pode escolher qual delas começar antes e apenas adiar a outra. Por isso, algumas pessoas decidem pela efetivação em um concurso primeiro para depois entrar na graduação. Conheça algumas vantagens dessa escolha!

 

Conquistar estabilidade financeira mais rápido

Sabemos que uma das maiores ansiedades da vida adulta é a estabilidade financeira. Um curso superior dura, em média, de 4 a 5 anos. Contando com o tempo necessário para se estabilizar depois de formado, essa alternativa nem sempre parece atrativa.

Por isso, prestar um concurso permite pular etapas e já conseguir uma renda satisfatória antes da graduação. Além da remuneração fixa, você terá os benefícios de um plano de carreira. Tudo isso torna mais fácil organizar as finanças.

 

Adquirir maturidade

Outro benefício de optar pelo concurso público é ter a chance de crescer profissionalmente e aproveitar a experiência para tomar decisões mais conscientes no futuro. A entrada no mercado de trabalho gera não só equilíbrio financeiro, mas também desenvolvimento pessoal.

Lembre-se de que muitas pessoas se frustram com o curso de graduação que escolheram, por terem tomado a decisão rapidamente ou com pouca maturidade. Decidir isso depois de estar efetivado em um concurso pode ser bem mais fácil.

 

Organizar-se para fazer a faculdade

Como falamos, não é preciso desistir do sonho de cursar uma graduação. Pelo contrário, passar em um cargo público contribui para a realização desse projeto, pois permite que você se organize melhor, escolha com mais consciência e tenha tranquilidade financeira para aproveitar bem a faculdade.

Sem a pressão de escolher logo uma profissão, você pode pensar com calma e optar pelo caminho que realmente fará você feliz. Viu como optar entre faculdade ou concurso público não precisa ser tão difícil?

E então, gostou deste post? Conte com a nossa ajuda nos seus estudos: confira nossas dicas para entender as questões sobre balancete de verificação!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Professor EAD para o concurseiro: Quam o papel do professor? 04 jul 2019

    […] um cursinho a distância (EAD) é uma ótima alternativa para se preparar para os concursos públicos, principalmente pela flexibilidade nos horários para assistir às aulas e estudar. Porém, o […]

  • Moroni Beserra 20 dez 2020

    a faculdade licenciatura e concurso tem o mesmo estudo e preparo ?

  • Maxi Educa 21 dez 2020

    Olá Moroni, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais