Você sabe o que lida a BNCC e suas novas competências gerais? Não deixe de aprender
A BNCC é a Base Nacional Comum Curricular, que foi homologada no dia 20 de dezembro de 2017, é um documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender. Prevista em lei, ela deve ser obrigatoriamente observada na elaboração e implementação de currículos das redes públicas e privadas, urbanas e rurais. Sendo aprovada para implementação no Ensino Infantil e Ensino Fundamental.
Fonte: https://allvideos.me/index.php?a=watch/2nv7wcEFTiw/lancamento-da-nova-bncc-do-ensino-medio
A BNCC, não é um documento que traz atualizações e alterações por si só, mas faz parte de todo um conjunto de Direitos que todos devem ter no Ensino, que está prevista em nossa Legislação Federal:
– na Constituição de 1988,
– na Lei de Diretrizes e Bases,
– nas Diretrizes Curriculares Nacionais, e
– no Plano Nacional de Educação.
A BNCC é uma política de Estado, e não de um governo, construída de maneira democrática e colaborativa, por meio de um processo iniciado em 2015. Seu processo de elaboração foi conduzido pelo MEC, Consed, Undime e CNE, com a participação da sociedade civil, de professores e de gestores. Na elaboração do documento, existiram três etapas de revisão, a partir de sugestões de aprimoramento feitas por especialistas, por educadores e pela sociedade.
Algumas das principais mudanças que a BNCC traz
Dentre as principais mudanças, preocupações e alterações que obtivemos nessa nova posposta trazemos:
– Desenvolvimento integral: as 10 competências gerais norteadoras contemplam aspectos cognitivos, sociais e pessoais a serem desenvolvidos pelos alunos, como pensamento científico, crítico e criativo, capacidade de argumentação, autonomia e resiliência.
– Aprendizagem ativa: cada conhecimento está ligado a uma habilidade que permite ao aluno aplicá-lo a um fim. Há habilidades envolvendo processos cognitivos mais sofisticados como investigar, analisar e criar, em contraposição a outros mais passivos, como lembrar e identificar. Isso favorece o protagonismo do aluno dentro e fora de sala de aula.
– Campo de experiências: constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.
– Progressão na aprendizagem: a progressão das aprendizagens organizada ano a ano deixa mais claro o que se espera que o aluno aprenda e favorece o desenvolvimento de habilidades mais complexas, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental.
Isso demonstra cada vez mais a preocupação em preparar o aluno para as próximas etapas de aprendizagem, ajudando cada vez mais construir seu conhecimento através das próprias experiências já vividas e espaço que esse aluno está inserido.
As 10 competências gerais da educação básica
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Fonte: http://www.tuneduc.com.br/competencias-gerais-da-bncc/
Mas e aí, como fazer a implementação da BNCC nas redes e escolas?!
Para a BNCC chegar até as salas de aulas temos caminhos a trilhar para que isso efetivamente aconteça e o real objetivo dela seja atingido. Dessa forma, devemos enquanto profissionais sermos responsáveis por:
– fazer uma revisão nos currículos das redes e dos projetos políticos pedagógicos das escolas, atendendo e respeitando o espaço que cada escola está inserida.
– realizar uma formação continuada dos professores para que possam fazer uma aplicabilidade com maior sucesso e diretiva.
– alinhar os materiais didáticos para garantir que essa implementação atenda as novas mudanças na BNCC validando as competências exigidas em cada disciplina.
– alinhar as matrizes das avaliações para que assim como o material valorize as múltiplas inteligências e de cada aluno, respeitando sua identidade desenvolvida em todo processo de ensino.
E a BNCC Ensino Médio?!
A BNCC para o Ensino Médio, devido todas a modificações que vem sendo estudadas e alterações possíveis no sistema do Ensino Médio, ainda está no processo de aprovações, estando nessa fase para a discussão no Conselho Nacional de Educação.
Dessa forma, ela irá caminhar mais um tempo ainda até ser definida, concluída e homologada para a adequação das redes de ensino.
E então? Gostou do nosso post de hoje? Gostaria de acrescentar alguma vivência? Tem algum palpite sobre como acontecerão da melhor forma esse processo de adaptação das escolas?
Compartilhe essa ideia e passe em diante essas importantes informações, pois a leitura é essencial para o aprendizado.
Deixe aqui seu comentário e mais sugestões que teremos grande prazer em lhe atender.
Referências bibliográficas
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.
Ando sem acreditar na educação brasileira, essa está longe de causar uma revolução na qualidade da aprendizagem e em produzir conhecimento, uma vez que a BNCC não trará investimentos para uma reforma geral nos ambientes escolares que continuarão péssimos sem nenhuma qualidade e a carreira de professores continua desmotivadora: baixos salários, falta de um bom plano de saúde especialmente nas redes municipais, falta de valorização e respeito ao docente, etc.
Bom dia Luís Agradecemos sus participação deixando aqui sua opinião sobre o tema. Temos outros blogs em educação, aproveite e dê uma olhada: http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW
Estou trabalhando com a disciplina Atualidades e Informatica da Educação, mas confesso que estou tendo dificuldades , desde o código alfanumérico, as competências, habilidades e também o que trabalhar. Gostaria muito de receber um apoio, a escola que trabalho aderiu essa disciplina, no entanto não dar suporte nenhum. Obrigada !
Olá Edna, Boa tarde!! Aconselhamos para que busque orientação na Matriz Curricular da escola e/ou na Diretoria de Ensino da qual pertence para que assim consiga ser melhor orientada através do Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico. Além de realizar a leitura pertinente da BNCC. Dessa forma, sanará melhor suas dúvidas e como seguir com na disciplina. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW
ESTÁ CAPACITANDO A CADA DIA MAIS OS PROFESSORES E A MELHOR FOMAR,DE DESENVOLVER ESSE TRABALHO,COM A BNCC TRAZENDO OTIMOS RESULTADOS PARA TODOS.
Olá Nilda, tudo bem? Agradecemos sua participação deixando aqui sua opinião sobre o tema. Temos outros blogs em educação, aproveite e dê uma olhada: http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW
Eu gostaria que houvesse capacitação para os professores sobre as novas tecnologia . Pois vivemos em uma era digital de transformação a cada dia.
Olá Gracilete, tudo bem? Aconselhamos para que busque orientação na escola em que leciona, pois lá certamente eles irão sanar todas as suas dúvidas e poderão te ajudar com essas novas tecnologias. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW