fbpx

06 dicas para você estudar sem precisar de um curso preparatório!

Por Matheus De Marchi 23 dez 2019 - 5 min de leitura

Curso preparatório para concursos/vestibulares podem ser a chave do sucesso de muitas pessoas. Tem profissionais competentes que vivem no mundo das provas há muito tempo, material especializado e todo um ambiente preparado para empurrá-lo(a) à aprovação. São eficientes no que se propõe e não vamos discutir isso.

Feitos os elogios vamos ao que interessa, porque algumas pessoas simplesmente não têm acesso ao curso preparatório (cursinhos) por falta de dinheiro, horário, disponibilidade local ou simplesmente não tem s&#$ para isso. Se você é uma dessas pessoas não se preocupe, é possível estudar e ter sucesso fora deles!

Dica 01: esquarteje o edital!

Os cursos preparatórios para concursos / vestibulares podem ser a chave do sucesso de muitas pessoas.

https://giphy.com/gifs/halloween-skeleton-reaper-xT9IgADGZn3xIXxlAc

Eu vou aceitar aqui o fato de que você decidiu estudar sozinho e está motivado a levar isso a sério. Nesse caso, a primeira coisa que você irá fazer é lacerar o edital.

Sim, com toda essa violência que você notou. Pegue o edital e faça um trabalho que cause inveja ao Jack, o Estripador! Saiba tudo que é pedido por A + B e quando achar que está bom, compare com o edital anterior para o mesmo cargo. Esse passo é muito importante, principalmente se a prova for realizada pela mesma banca, além de ser o passo inicial para a Dica 02.

A dica 01 também é o primeiro passo dos cursinhos, a diferença é que aqui você entrou no modo faça-você-mesmo.

Dica 02: planejamento/Cronograma (local, regularidade, metas…)

Os cursos preparatórios para concursos / vestibulares podem ser a chave do sucesso de muitas pessoas.

https://giphy.com/gifs/VIRTUTE-art-football-RJSolCTMClDre9Uzgh

Já limpou o sangue do edital? Então vamos começar a trabalhar!

Preste atenção porque é nesse ponto que ocorre um erro muito comum aos concurseiros, principalmente quando eles têm menos tempo até a prova. Planejar NÃO é perder tempo de estudos!!!

“Mas eu vou perder dias dividindo matérias enquanto eu podia estar lendo?”.

VAI!

Vai perder a semana toda se for preciso! O que muitos concurseiros não entendem é que é melhor estudar menos de forma organizada do que mais de qualquer jeito.

O seu planejamento não envolve só dividir as matérias por dia: “Língua Portuguesa na segunda, Constitucional na terça, Atualidades na quarta…”.

Ele envolve os detalhes que você encontrou no edital. O que de português será visto na segunda? Quanto tempo a segunda usarei para cada tópico? Qual minha meta/prazo para matar a matéria? Começo em qual ponto e paro em qual ponto por dia? Quando é minha pausa? O que foi cobrado disso na prova anterior? Preciso dar mais importância a qual tópico? (…). Tudo isso além do local de estudos, horário…

Tem um monte de coisas que envolvem um bom planejamento/cronograma de estudos e leva tempo mesmo para deixa-lo redondinho, quanto a isso, não se preocupe. Aliás, se preocupe sim e deixe ele ok!

Esse é um tempo gasto que vale a pena. Estudo organizado rende muito mais do que só estudo.

Dica 03: Empate no tempo

Os cursos preparatórios para concursos / vestibulares podem ser a chave do sucesso de muitas pessoas.

https://giphy.com/gifs/race-font-3o6nVbF4uoHsV6Vqne

Se você tentou, se você cogitou ou levou só um pouco a sério a possibilidade de fazer um cursinho, você sabe que algum tempo do seu dia teria que estar reservado. Um tempo para chegar lá, o tempo de estudo no local, um tempo para voltar e um tempo para estudar em casa/fazer tarefas (…).

É um bom tempo, não é?

Como você é um concurseiro sério, o mínimo que você vai fazer é empatar o tempo de estudos mesmo estando no modo solo. Todo o rolê acima lhe roubaria quanto, 4 horas por dia? O cursinho é online e só levaria 2 horas?

Não interessa! Estudar sozinho é um compromisso tão sério quanto em um curso preparatório, quando você começa, vai sim dedicar o mesmo tempo (ou mais) que dedica aos estudos em turma.

Dica 04: Conte com alguém

Os cursos preparatórios para concursos / vestibulares podem ser a chave do sucesso de muitas pessoas.

https://giphy.com/stickers/transparent-hT0ereghF1u34vCiGo

Na verdade, essa é uma dica que vale para quase tudo na vida. Tenha alguém para lhe ajudar/apoiar.

Dentre todas as vantagens de um curso preparatório, o ambiente criado por ele é algo impactante nos estudos do concurseiro. Você se sente motivado, apoiado, encorajado, capaz (…).

Provavelmente você não terá essa atmosfera sozinho(a) (a não ser que você tenha uma autoestima de dar inveja ao nosso tutor toper). É importante que pelo menos uma pessoa saiba da sua empreitada. Que você possa contar com ela para lhe encorajar, para desabafar (sim, você vai lamentar bastante) e para te dar uns tapas na cara quando desanimar.

A pessoa está longe? Renova esse plano de internet e para de murrugar!  Apoio é muito importante para o concurseiro solitário!

Dica 05: Material

Os cursos preparatórios para concursos / vestibulares podem ser a chave do sucesso de muitas pessoas.

https://giphy.com/gifs/black-jack-mind-3kD2Eciolhy4VOzjRV

Um bom treinador faz um trabalho legal com um time ruim, não é? E se ele tiver um time bom também?

Exato!

Vamos unir todos os tópicos acima com um bom material? Vamos!

É preciso que você tome muito cuidado nesse passo: toda a sua motivação e planejamento podem cair por terra se o seu material não tiver qualidade.

Não é bobeira, você precisa estabelecer uma relação de confiança com seu material de estudos. Explore os sites, verifique se eles têm canais no YouTube (e o conteúdo desses canais), podcasts (conteúdo de novo), se tem depoimentos de pessoas que já utilizaram, reputação… E tudo que a internet proporciona sobre tudo!

Se organize, se motive, mantenha o foco e escolha o melhor material para sua necessidade!

Dica 06: Questões

Os cursos preparatórios para concursos / vestibulares podem ser a chave do sucesso de muitas pessoas.

https://giphy.com/gifs/no-test-MqcVPUx7cyL0Q

Essa é a parte mecânica. No início vai ser difícil… Depois só será chato mesmo! Use e abuse de questões!!!

Sabe aquele papo dos simulados dos cursinhos? Funcionam mesmo!

No seu caso, a internet disponibiliza praticamente qualquer questão de concursos anteriores, da Banca que você vai enfrentar, da matéria que você tem dificuldade (…).

Então resolva essas questões. A cada bloco estudado, questões! No final do dia, questões! Na frente da pia da cozinha onde fica o café, cole uma página de questões!

Você vai resolver tantas questões que isso se tornará um ato automático!

Tudo isso é só para tornar sua vida mais infeliz? Não!

Isso vai condicioná-lo ao estilo da prova/banca, e vai acabar com o nervosismo (caso tenha) na hora de resolve-las. Vai lhe condicionar a termina-las mais rápido (e resolver mais rápido lhe dará mais tempo para revisão).

Dificilmente uma questão irá se repetir, porém os assuntos irão. E você já terá resolvido quase todos eles!

Existem mais dicas?

Claro que sim!

Mas se você ficar só lendo sobre isso aqui vai ter menos tempo para estudar… Então…?

Bons estudos e ótima prova!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais